1- Vacinação
Consulte seu médico para avaliar se você está liberado para receber a vacina contra a febre amarela, pois existem algumas restrições para paciente com doenças reumatológicas e imunossuprimidos. A vacina deve ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem.
2- Repelentes
Os mais recomendados são os que contém DEET, na concentração entre 25 e 50% e os que contém Icaridina, na concentração de 20% a 25%, por terem maior duração de ação, necessitando reaplicação menos frequente e consequentemente favorecendo uma melhor adesão. Os repelentes a base de IR3535 também podem ser usados. Repelentes naturais não tem eficácia comprovada. Também podem ser usados em associação, os repelentes ambientais (sprays, pastilhas e líquidos em equipamentos elétricos), inclusive à noite.
3- Proteção extra
- Proteger a maior extensão possível de pele por meio do uso de calça comprida, blusas de mangas compridas e sem decotes, de preferência largas, não coladas ao corpo, meias e sapatos fechados. O uso de roupas claras facilita a identificação de mosquitos e permite que eles sejam mortos antes de picarem o indivíduo.
- Dormir sob mosquiteiros corretamente arrumados para não permitir a entrada de mosquitos (abas de abertura sobrepostas e barras inferiores embaixo do colchão); preferencialmente dormir debaixo de mosqueteiros impregnados com permetrina.