O que é fibromialgia?
É uma doença reumatológica em que ocorrem dores difusas pelo corpo todo. Outros sintomas são cansaço, um sono que não descansa, problemas de memória e concentração, formigamentos ou dormências, ansiedade, depressão, dores de cabeça, e alterações intestinais.
Qual é a causa da fibromialgia?
Há uma desordem da regulação da dor. É como se o cérebro interpretasse de forma exagerada os estímulos, aumentando a sensibilidade a dor. Acredita-se que haja uma predisposição genética para a doença. Mas a causa por si só ainda é desconhecida.
O estresse piora a fibromialgia?
O estresse físico e/ou emocional pode desencadear ou agravar os sintomas.
A dor da fibromialgia é real?
Sim, a dor é real. Existem estudos que comprovam alterações no processamento da dor no sistema nervoso central que são responsáveis por muitos das sintomas da doença.
Como é feito o diagnóstico da fibromialgia?
O diagnóstico é clínico. O médico vai fazer o diagnóstico através das características das suas queixas. Ao examinar, o médico pode encontrar pontos dolorosos à palpação de pontos específicos, em inglês são os chamados “tender points”.
A fibromialgia pode aparecer nos exames de sangue?
Não, pois não há exames laboratoriais ou de imagem que façam o diagnóstico da fibromialgia. Alguns exames são solicitados para afastar diagnósticos diferenciais.
Como é o tratamento não medicamentoso da fibromialgia?
É fundamental a prática de exercícios físicos, medidas de higiene do sono, avaliação e tratamento psicológico. Uma das terapias indicadas é a cognitivo-comportamental. Além disso, acupuntura, tai chi e meditação como o mindfulness também tem sido recomendados.
E o tratamento medicamentoso?
São usados antidepressivos (duloxetina, amitriptilina e fluoxetina) e anticonvulsivantes (gabapentina e pregabalina). A ciclobenzaprina um relaxante muscular também é bastante utilizado.