Costumamos falar sobre filtro solar como um assunto especialmente dedicado aos pacientes lúpicos, pois a exposição aos raios UV podem piorar ou induzir manifestações da doença. Mas o uso do filtro solar é uma recomendação para todas as pessoas, mesmo as que não tem lúpus.  Pois, em qualquer pessoa, o sol pode levar a manchas, queimaduras na pele, fotoenvelhecimento e até mesmo câncer de pele.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aqui vão 5 dicas de como usar o filtro solar:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1)Use filtros com bloqueio UV-A (PPD) e UV-B (FPS), e que de preferência tenham um fator de proteção maior ou igual a 20-30 (e se você tiver lúpus maior ou igual a 55).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2)Aplicar 30 min antes da exposição solar. E lembre-se de que não basta passar o filtro pela manhã e acreditar que está  protegido. É  preciso replicar o filtro durante o dia. A quantidade de vezes vai depender da sua transpiração, exposição à  água (se vai entrar no mar, piscina, etc) e fator (FPS) do produto. Em geral a recomendação de reaplicação é de 2 em 2 horas. Mas vale perguntar ao seu dermato no seu caso, como deve ser a sua reaplicação no dia a dia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3)Apesar da maquiagem com protetor solar (bases/BBcreams) serem bastante práticas, elas podem ter baixo FPS, e na maioria das vezes não  possuem proteção contra UV-A. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4)Use complementos como chapéus, óculos de sol e blusas de manga comprida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
5)Mesmo em ambientes fechados como no trabalho ou em casa é preciso usar o filtro solar. A lâmpada fluorescente, assim como os monitores do computador podem expor raios UV. E se a sua profissão envolve exposição frequente da pele, como por exemplo, os jardineiros, agricultores, carteiros, ambulantes, trabalhadores da construção civil, pessoas que precisam passar grande parte do tempo na rua, é preciso ter um cuidado redobrado com o uso do filtro solar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na dúvida, consulte um dermatologista.

Posts Sugeridos