Não se pode enxergar, palpar ou auscultar a dor. E por ser invisível, ela pode ser desacreditada. Podem dizer que a dor é frescura ou que é corpo mole para não ir trabalhar. Mas só quem sente é quem pode dizer o quanto intensa a dor é. E ter que lidar com a desconfiança das pessoas cansa e desanima quem já está sofrendo com um problema de saúde.

Além disso, a dor não deixa a pessoa sorrir. É mais difícil olhar o lado positivo da vida quanto se está tomado pela dor. Ela leva a não querer sair de casa, falta vontade para conversar e interagir com as pessoas. E como dissemos anteriormente, quase ninguém compreende essa situação. Os amigos, familiares e até mesmo alguns médicos duvidam da intensidade da dor.

Mas não podemos desistir de lutar. Cada dor possui uma causa que precisa ser combatida. Para isso temos os medicamentos, exercícios físicos, acompanhamento psicológico e terapias complementares. E temos que lutar sempre, porque a dor leva a círculo vicioso. Quanto mais dor, mais parados e desanimados nós ficamos, com isso não conseguimos procurar tratamento e a dor aumenta ainda mais.

Portanto, é fundamental romper esse círculo. Ter forças para procurar ajuda e um tratamento adequado que amenize a dor e nos permita voltar a sorrir! =)

Posts Sugeridos