No início deste ano, nós fizemos uma enquete sobre quais seriam as metas para o ano de 2019. Parar de fumar foi uma das mais comentadas. 

Mas afinal, o que tem a ver a artrite reumatoide (AR) com o tabagismo?

Vários estudos já demostraram a associação do tabagismo com o desenvolvimento da artrite reumatoide. Além disso, acredita-se que o cigarro possa diminuir a resposta ao tratamento com as drogas modificadoras de doença que são a base to tratamento da artrite reumatoide. Desse modo, os pacientes que fumam parecem apresentar um pior prognóstico da doença comparados àqueles que não são tabagistas. 

Já se sabe há bastante tempo que o cigarro aumenta o risco das doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio e  o acidente vascular cerebral (conhecido popularmente como derrame cerebral). A AR sendo uma doença inflamatória, por si só, é considerada um fator de risco independente para o desfecho cardiovascular. Os estudo mostram que a aterosclerose (acúmulo de gordura nas artérias) ocorre de forma mais acelerada. E portanto, se a pessoa tem artrite reumatoide e fuma, ela acrescenta um risco muito maior para piora dessa aterosclerose, e consequentemente aumenta muito o risco cardiovascular.

Sendo assim, sempre vale a pena parar de fumar. O primeiro passo é a decisão de QUERER parar! Se você fuma e tem vontade de parar, peça ajuda, pois você está dando um grande passo no cuidado da sua saúde e na prevenção de futuras doenças.

 

 

Posts Sugeridos