A artrite psoriásica é uma artrite inflamatória associada com a psoríase. Inicialmente, ela foi considerada uma variante da artrite reumatoide, porém hoje é considerada uma doença distinta.

Até 30% das pessoas com artrite com psoríase desenvolvem artrite psoriásica. A frequência, em geral, é similar entre homens e mulheres. A artrite pode manifestar-se em qualquer idade, com um  pico entre 30-40 anos e  outro pico entre 50-69 anos.

Pode acometer as articulações das mãos, punhos, joelhos, pés, quadril e coluna (semelhante à espondilite). Também pode ocasionar inflamação em tendões e ligamentos levando à entesite que é a inflamação do local onde o tendão ou ligamento se insere no osso. Isso pode ocasionar dor no calcanhar e na planta dos pés. Pode haver ainda um sinal chamado dactilite que é um inchaço difuso do dedo da mão ou do pé semelhante a um “dedo em salsisha”.

É importante ressaltar que a psoríase e a artrite psoriásica não são doenças contagiosas. 

O tratamento é individualizado e envolve medicamentos, reabilitação, fisioterapia e terapia ocupacional. A terapia imunobiológica também tem tido excelentes resultados.

 

 

Posts Sugeridos